fbpx

Simpósio Luso-Alemão: “Energia Fotovoltaica e Bioenergia para o Setor Agrícola”

No dia 3 de julho decorreu no SANA Malhoa Hotel, em Lisboa, o XVIII Simpósio Luso-Alemão de Energia, dedicado ao tema “Energia Fotovoltaica e Bioenergia para o Setor Agrícola”.

Organizado pela Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã, este debate justificou-se pela crescente importância das energias renováveis na produção de energia limpa.

Neste simpósio os participantes tiveram oportunidade de obter informações sobre as novidades no setor da energia fotovoltaica e bioenergia no setor agrícola, na Alemanha e em Portugal.

Estiveram presentes 8 empresas alemãs, que apresentaram soluções e tecnologias avançadas ao nível de produtos e serviços para este setor, bem como possíveis domínios de cooperação com empresas portuguesas.

As 8 empresas presentes neste Simpósio Luso-Alemão de Energia:
  • ABO Wind AG
  • Binder GmbH
  • Cathaia International GmbH & Co. KG
  • deSonna UG
  • HolzWert GmbH & Co. KG
  • Pfalzsolar AG
  • PlanET Biogas Global GmbH
  • Suma Rührtechnik GmbH

 

Nos dias a seguir ao simpósio (4 a 6 de julho) realizaram-se reuniões individuais entre empresas alemãs e os potenciais parceiros portugueses nas instalações das respetivas empresas em Portugal.

O setor agrícola consome continuamente eletricidade e calor, sendo os respetivos preços em Portugal superiores à média europeia. Por conseguinte, a fatura energética reduz em grande parte as margens das explorações agrícolas portuguesas. Os agricultores encaram assim o investimento em energias renováveis como uma oportunidade para reduzir custos e melhorar as margens de lucro.

Portugal dispõe de um grande potencial de diversos recursos naturais, entre eles sol, vento, água e biomassa. A aplicação específica das respetivas tecnologias no setor agrícola ainda se encontra numa fase inicial, sendo que a energia fotovoltaica e a bioenergia apresentam o maior potencial no contexto português.

Simultaneamente, o setor agrícola é de grande importância estratégica para a evolução económica positiva de Portugal no futuro. O Estado Português criou um quadro de política energética que incentiva o investimento em tecnologias baseadas nas energias renováveis, tendo como peças chave o PDR2020, o POSEUR2020 ou a recente legislação sobre o autoconsumo.

Fontes: Agronegócios; ccila-portugal

A NOCTULA – Consultores em Ambiente já coordenou vários trabalhos para o setor da Energia Solar Fotovoltaica. Conheça aqui alguns dos projetos:

 

A NOCTULA também foi responsável pela elaboração de um Estudo de Incidências Ambientais (EIncA) relativo ao projeto Central Fotovoltaica, localizada em Ovar. Foi ainda responsável pela gestão ambiental e pelo acompanhamento arqueológico da obra de construção da mesma Central Fotovoltaica.

Caso necessite de algum serviço nestas áreas não hesite em contactar-nos: 232 436 000 ou através do email: info@noctula.pt.

… o que interessa deve ser partilhado!

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.