fbpx

Guia orientador para monitorização de morcegos e aves na indústria eólica offshore

A energia eólica offshore é uma forma avançada de produção de energia a partir da força do vento, mas com uma diferença crucial: as turbinas eólicas são instaladas no mar, em vez de serem instaladas em terra.

Essa tecnologia representa um passo significativo no sentido de aproveitar ao máximo o potencial dos ventos oceânicos, oferecendo uma série de vantagens importantes, que em complemento com outras fontes renováveis, contribuirá para uma maior aceleração da transição energética.

Esta implantação acelerada de projetos de energia eólica offshore é também necessária para que se consiga travar os piores impactos das alterações climáticas, incluindo a perda de habitat para espécies de aves e morcegos em todo o mundo.

Em resposta à construção de parques eólicos offshore, tem havido uma enorme preocupação e desenvolvimento global na inovação e aplicação de tecnologias de monitorização automatizada centradas no risco de colisão de aves e morcegos (quirópteros).

Ainda são poucas as tecnologias de monitorização desenvolvidas especificamente para a detecção de aves e morcegos em cenários offshore. A tecnologia existente consiste em adaptações de tecnologias aplicadas em terra (onshore), sem terem ainda especial consideração pelos desafios operacionais e técnicos específicos em ambientes offshore.

Neste contexto, as empresas Ørsted e DHI desenvolveram um Guia orientador para a monitorização de morcegos e aves, com o objetivo de apoiar a proteção e conservação destas espécies vulneráveis numa altura em que assistimos a uma aceleração no investimento de projetos offshore.

Este guia orientador fornece um catálogo atualizado de tecnologias de monitorização disponíveis para aves e morcegos em parques eólicos offshore em operação, com foco na gestão do risco de colisão.

Focado no progresso e nos desafios da aplicação em parques eólicos offshore, este Guia oferece uma avaliação do estado atual das tecnologias de monitorização em termos de detecção de morcegos e aves, soluções de instalação e monitorização operacional.

Embora se tenha a ideia de que os requisitos de monitorização entre regiões possam ser semelhantes, a regulação entre regiões varia, pois depende das prioridades nacionais de conservação e respetiva legislação. Assim, este Guia orientador pretende apoiar processos em fases iniciais dos projetos com a escolha de tecnologias apropriadas para determinada região específica.

No futuro, este Guia pode torna-se uma importante ferramenta para garantir um apropriado programa de monitorização de parques eólicos offshore, devidamente adaptado às espécies e geografia da cada região.

Fontes: dhigroup; tethys

Apoiamos a sua empresa!

NOCTULA – Consultores em Ambiente em colaboração com várias entidades parceiras pode apoiar a sua empresa a implementar projetos de produção de energia eólica offshore, auxiliando em várias áreas de intervenção, nomeadamente:

 

Em colaboração com uma entidade parceira, a nossa equipa encontra-se atualmente a realizar um Estudo de Grandes Condicionantes (EGC) para uma Unidade de Produção de Energia Eólica Offshore.

Caso necessite de algum serviço nesta área, não hesite em contactar-nos.

… o que interessa deve ser partilhado!

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.