A NOCTULA – Consultores em Ambiente foi responsável pelo Acompanhamento Ambiental de Obra (AAO) durante a fase de construção do Repowering do Parque Eólico de Picos Verdes I.
O AAO pretendeu assegurar que, no decurso da construção do Repowering do Parque Eólico de Picos Verdes I, com base num cuidado e sistemático planeamento, gestão e controlo de todas as ações previstas, fosse possível minimizar, ou mesmo anular, eventuais impactes negativos causados na área a intervencionar (direta ou indiretamente).
As visitas de AAO realizadas no âmbito da construção do Repowering do PE de Picos Verdes I permitiu verificar o cumprimento de todas as condicionantes ambientais impostas na Decisão de Incidências Ambientais (DIncA) e no Plano de Acompanhamento Ambiental da Obra.
O projeto de Repowering do Parque Eólico de Picos Verdes I consistiu na substituição de 4 aerogeradores com potência unitária de 0,5 MW, por apenas 1 aerogerador de 2,05 MW de potência unitária e com uma tecnologia mais recente.
Após o desmantelamento dos aerogeradores, o que fazer aos materiais obsoletos?
Após o desmantelamento dos aerogeradores obsoletos, as respetivas torres, as nacelle e os hub foram adquiridos por uma empresa de maquinaria industrial, com o objetivo de os valorizar e vender como equipamentos industriais usados.
Já as pás dos aerogeradores foram levantadas e transportadas para o centro de formação de uma empresa no norte do País. Essas pás foram adquiridas para serem utilizadas como base para os programas de formação dos técnicos reparadores de pás de aerogeradores.
A NOCTULA – Consultores em Ambiente prestou serviços de Acompanhamento Ambiental em várias obras, nomeadamente:
- Parque Eólico de São Macário II;
- Parque Eólico da Raposeira;
- Parque Eólico do Guardão e Linha Elétrica Caramulo-Tábua;
- Central Fotovoltaica Ovar;
- Aproveitamento Hidroelétrico do Mel.
Se precisar de algum serviço na área do Acompanhamento Ambiental não hesite em contactar-nos.