fbpx

Monitorização de Aves e Quirópteros no Parque Eólico de Penacova – Fase de pré-construção

NOCTULA – Consultores em Ambiente foi responsável pela coordenação dos trabalhos de monitorização de Aves e Quirópteros, durante a fase de pré-construção (Ano 0) do Parque Eólico de Penacova.

O Parque Eólico (PE) de Penacova  constituído por 13 aerogeradores com potência unitária de 3,6 MW, totalizará uma potência instalada de 47 MW.

A Linha de Ligação Elétrica de Penacova constitui um projeto complementar ao PE e diz respeito ao estabelecimento de uma Linha de Ligação Elétrica aérea, (LLE) de 60kV, que ligará a respetiva subestação à subestação da Pampilhosa, num total de 10 km de extensão.

A realização destas monitorização e consequentes resultados obtidos, permitiram caracterizar as comunidades de aves e de quirópteros presentes nas áreas de estudo do futuro Parque Eólico de Penacova e da Linha de Ligação Elétrica associada.

Objetivos da monitorização:
  • Identificação da constituição das comunidades locais de aves e modo como determinadas espécies (essencialmente aves planadoras) utilizam a área de estudo na área a ser afetada pela construção do futuro PE de Penacova e Linha de Ligação Elétrica associada;
  • Determinação da utilização da área onde será implantado o PE, por parte dos quirópteros;
  • Identificação e caracterização da utilização dos abrigos de quirópteros, numa área com raio de 10 km em redor da zona onde serão implementados os aerogeradores;
  • Definição de medidas de minimização para a Linha de Ligação Elétrica.

Os resultados obtidos para estes grupos estabelecem uma situação de referência, realizada em fase anterior à construção, que compreendeu um ciclo anual de monitorização.

A informação de base, permitiu estabelecer análises comparativas com as monitorizações a realizar nas fases subsequentes do projeto (construção e exploração). 

Essa comparação permitirá avaliar a existência e determinar a magnitude de eventuais impactes decorrentes da instalação e operação das infraestruturas sobre estes grupos faunísticos e, contribuir para a definição de eventuais medidas que se afigurem necessárias para a mitigação/compensação desses impactes.

O plano de monitorização a aplicar nas fases seguintes, permitirá monitorizar estes descritores, ao analisar e avaliar os impactes resultantes da instalação do Parque Eólico de Penacova e da Linha de Ligação Elétrica sobre os grupos faunísticos monitorizados.

… o que interessa deve ser partilhado!

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.