A NOCTULA – Consultores em Ambiente foi responsável pela coordenação de uma série de monitorizações previstas durante a fase de pré-construção do Aproveitamento Hidroelétrico de Pisões, no concelho de Amarante.
O Aproveitamento Hidroeléctrico de Pisões tem como objetivo a produção de energia elétrica a partir de uma fonte renovável, sem perda da qualidade ecológica da massa de água, contribuindo assim para o mix energético do país e, para o comprimento das metas nacionais e internacionais no que toca à política energética.
Para este aproveitamento hidroelétrico é pretendida a utilização do potencial hidroelétrico do Rio Fornelo, prevendo-se a instalação de uma potência de 975 kW e, uma produção média anual de 2,6 GWh.
O Decreto-Lei n.º 197/2005 de 8 de Novembro, define que estão sujeitos a processo de AIA todas as instalações para produção de energia hidroeléctrica com potência igual ou superior a 20 MW. Como a potência instalada do Aproveitamento Hidroelétrico de Pisões é inferior não se enquadrou no regime de AIA.
De acordo com o Decreto-Lei 225/2007 de 31 de Março, este projeto abrange áreas de Reserva Ecológica Nacional (REN), por isso, o seu licenciamento foi precedido de um procedimento de Avaliação de Incidências Ambientais (AIncA).
Monitorizações realizadas:
- Monitorizações de Anfíbios;
- Monitorizações de Quirópteros (visita a abrigos e deteções acústicas);
- Monitorizações de espécies-alvo como a: Toupeira de Água (G. pyrenaicus) e a Lontra (L. lutra);
- Monitorizações da Flora Vascular (habitat prioritário 91E0 e espécies bioindicadoras);
- Monitorizações da Recursos Hídricos Superficiais (Componente biológica – Ictiofauna e Macroinvertebrados aquáticos);
- Monitorizações da Recursos Hídricos Superficiais (Elementos Físico Químicos);
- Monitorizações da Recursos Hídricos Superficiais (Elementos Hidromorfológicos: RHS “metodologia River Habitat Survey”).
Foto: Câmara de vídeo-armadilhagem de fauna
A NOCTULA – Consultores em Ambiente em colaboração com entidades parceiras pode auxiliar a sua empresa a efetuam amostragens e ensaios de análise físico-química (qualitativa, quantitativa e instrumental) e análise microbiológica, registando e interpretando os resultados, selecionando os melhores métodos e técnicas, para a aplicação em contexto laboratorial e/ou em processos físico-químicos e microbiológicos.
Elaboramos e implementamos estudos e monitorizações no âmbito da Diretiva – Quadro da Água, de acordo com o “Manual para a Avaliação Biológica da Qualidade da Água em Sistemas Fluviais” (INAG): fitoplâncton e zooplâncton, Macrófitos e Ictiofauna.
Trabalhos já realizados:
- Monitorização da Toupeira-de-Água com câmaras de “vídeo-armadilhagem” – Aproveitamento Hidroelétrico do Mel;
- Monitorizações no Aproveitamento Hidroelétrico do Mel (Ano 0, fase de construção e fase de exploração).
- Estudo de quirópteros – Aproveitamento Hidroeléctrico Fridão;
- Condicionantes ambientais – Licenciamento de Aproveitamento Hidroelétrico em Sever do Vouga;
- Medidas de minimização de impactes ambientais – Esvaziamento e limpeza no Aproveitamento Hidroelétrico Ucanha-Gouviães;
- Monitorização visual da população piscícola e da qualidade da água – Aproveitamento Hidroelétrico Pego Negro;
Caso necessite de algum serviço nestas áreas não hesite em contactar-nos.