Sistema que reduz colisões de aves e morcegos com turbinas eólicas apresentado em Portugal

Blog, Energia Eólica, Energias Renováveis, Monitorização da avifauna, Monitorização de Sistemas EcológicosComentários fechados em Sistema que reduz colisões de aves e morcegos com turbinas eólicas apresentado em Portugal279

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInBuffer this pagePin on PinterestTweet about this on TwitterEmail this to someone

Sistemas DTBird & DTBat vão estar em Portugal

O DTBird & DTBat são sistemas automáticos de monitorização, que permitem também a redução do risco de colisão de aves e quirópteros (morcegos) com aerogeradores terrestres ou marinhos. O sistema deteta automaticamente as aves e quirópteros e, opcionalmente, pode efetuar 2 ações independentes para atenuar o risco de colisão com os aerogeradores: 

  1. Ativação de um som de aviso;
  2. E/ou a paragem e reativação automática do aerogerador.

Esta tecnologia espanhola esteve em Portugal na conferência Impactes da Energia Eólica na Vida Selvagem, que decorreu no Estoril de 6 a 8 de setembro, onde apresentou os resultados de um estudo recente realizado na Suécia, demonstrando que este sistema reduz “em grande parte” o problema das colisões de avifauna com turbinas eólicas “.


Programa da Conferência 

Para consultar o programa detalhado, clique aqui.


O estudo Sueco produziu um relatório sobre a eficácia do Módulo de prevenção de colisão, com base na experiência da primeira instalação do sistema DTBird no país nórdico.

O modelo instalado num parque eólico, no sul da Suécia, foi o DTBirdV4D4 de 2015, que foi melhorado em 2016, quando os modelos mais eficientes para grandes turbinas eólicas terrestres e marinhas começaram a ser comercializados: DTBirdV4D8 e DTBirdV8D10.

Em que consiste o sistema DTBird

Módulos de Deteção e Registo de Colisões 

Câmaras de Alta Definição monitorizam 360º à volta do aerogerador, detetando as aves em tempo real enquanto armazenam vídeos e dados. Voos de alto risco de colisão e inclusive colisões são gravados nos vídeos com som. As características concretas de cada instalação e o funcionamento adaptam-se às espécies alvo e ao tamanho do aerogerador.

Módulo de Prevenção de Colisões 

Este módulo emite automaticamente sons de advertência para aves que se encontram em potencial risco de colisão e sons desencorajadores para evitar a permanência das aves na zona das pás em movimento. O tipo de sons, níveis de emissão, características da instalação e configuração de funcionamento ajustam-se à:

  1. Espécies alvo;
  2. Dimensões do aerogerador;
  3. Legislação acústica.

Segundo a empresa que desenvolveu estes sistemas, o aparelho não provoca perdas da produção de energia e é eficaz para todas as espécies de aves.

Módulo de Controlo de Paragem 

Efetua automaticamente a paragem e a reativação do aerogerador em função do risco de colisão de aves medido em tempo real. Ajustável a espécies/grupos de aves alvo.

Plataforma de Análise 

A Plataforma Online de Análise de Dados proporciona um acesso transparente aos voos registados, incluindo:

  1. Vídeos com som;
  2. Variáveis ambientais;
  3. Dados de funcionamento do aerogerador.

Gráficos, estatísticas e inclusivamente relatórios automáticos estão disponíveis para períodos selecionados.

DTBird Instalações

108 unidades de DTBird & DTBat já estão distribuídas por 25 parques eólicos existentes/projetados, terrestres/marinhos, de 11 países (Alemanha, Áustria, Espanha, Estados Unidos, França, Grécia, Itália, Noruega, Polónia, Suécia e Suíça).


O que faz a NOCTULA?

A NOCTULA – Consultores em Ambiente presta serviços de monitorização, mitigação e investigação de quirópteros (morcegos), através das mais inovadoras metodologias de monitorização de sistemas ecológicos:

  1. Monitorização abrigos com sondas endoscópicas;
  2. Monitorização de abrigos cavernícolas e fissurícolas (e.g. edifícios, pontes de pedra);
  3. Monitorização acústica (deteção de ultrassons).

Alguns exemplos dos nossos projetos com morcegos em parques eólicos são: Monitorização da mortalidade de quirópteros no parque eólico da Serra d’el Rei e Monitorização de morcegos no parque eólico do Sobrado.

A NOCTULA também presta serviços especializados de monitorização, mitigação e investigação para aves aquáticas e marinhas, aves de rapina, passeriformes em geral, aves de montanha, estepárias e noturnas. As metodologias utilizadas são:

  1. Censos de aves (transectos, pontos fixos, método dos mapas, emissão de vocalizações conspecíficas (também designado por “chamamentos de aves noturnas”));
  2. Bioacústica (monitorização e avaliação do impacte do ruído e da perturbação em bioindicadores);
  3. Radio-tracking e seguimento por satélite.

Dois dos muitos trabalhos realizados pela NOCTULA nesta área são, nomeadamente: Monitorização de Tartaranhão-caçador no parque eólico de Negrelo e Guilhado e Atividade e mortalidade de Aves e Quirópteros – Parque Eólico Testos II.

Caso necessite de algum tipo de serviço na área das monitorizações de morcegos ou aves, não hesite em contactar-nos.


Fontes: Energias RenovablesDTBird & DTBat

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInBuffer this pagePin on PinterestTweet about this on TwitterEmail this to someone

Related Posts