A Conference on Wind Energy and Wildlife Impacts (CWW), teve pela primeira vez lugar em Portugal e o local escolhido foi o Estoril.
A 4ª edição desta conferência, que já se realizou em Trondheim na Noruega em 2011, em Stockholm na Suécia no ano de 2013 e em 2015 na cidade de Berlim na Alemanha, decorreu entre os dias 6 e 8 de setembro de 2017, no Centro de Congressos do Estoril.
A CWW é um evento internacional, que funciona como uma importante plataforma para partilha de conhecimento sobre a energia eólica e as interações com a vida selvagem. A CWW 2017 teve como objetivo manter e promover a cooperação internacional entre investigadores, reguladores e partes interessadas que ao longo dos anos contribuíram para a construção de conhecimento sobre esse tema.
Segundo declarações da organização, os principais temas debatidos focaram-se em novas soluções a implementar de forma a minimizar os impactos dos parques eólicos na avifauna, nos quirópteros, nos lobos, entre outros. Debateu-se ainda o sucesso e a importância das medidas compensatórias apropriadas na preservação do habitat de animais como o Lobo Ibérico (Canis lupus signatus), espécie classificada em “Perigo de Extinção”.
- Planeamento e políticas;
- Avaliação dos efeitos diretos e indiretos na vida selvagem;
- Abordagens metodológicas,
- Desenvolvimento tecnológico
- Estratégias de mitigação e a sua eficácia.
Principais pontos em debate:
– Fatalidade das espécies e vulnerabilidades,
– Impactes populacionais e efeitos cumulativos,
– Alterações do Habitat,
– Funcionamento do ecossistema e serviços ecossistémico,
– Comportamento das espécies.
Tal como nas edições anteriores, estiveram presentes cerca de 400 participantes, representando empresas públicas e privadas, instituições académicas, grupos profissionais e agências governamentais internacionais na área do ambiente e das energias renováveis.
A conferência apresentou um amplo espaço para sessões técnicas, incluindo um relevante painel de discussão, e uma área de exibição, onde promotores, fornecedores de tecnologia e outros podem apresentar produtos, serviços e resultados de investigação e inovação.
DTBird & DTBat, sistemas automáticos de monitorização que permitem também a redução do risco de colisão de aves e quirópteros (morcegos) com aerogeradores terrestres ou marinhos, foi uma das tecnologias presentes nesta conferência internacional.
Leia ainda o artigo: “A verdade sobre a Energia Eólica na Vida Selvagem”
A NOCTULA – Consultores em Ambiente presta serviços de monitorização, mitigação e investigação de quirópteros (morcegos), através das mais inovadoras metodologias de monitorização de sistemas ecológicos:
- Monitorização abrigos com sondas endoscópicas;
- Monitorização de abrigos cavernícolas e fissurícolas (e.g. edifícios, pontes de pedra);
- Monitorização acústica (deteção de ultrassons).
Alguns trabalhos já realizados:
- Monitorização da mortalidade de quirópteros no parque eólico da Serra d’el Rei;
- Monitorização de morcegos no parque eólico do Sobrado.
Também prestamos serviços especializados de monitorização, mitigação e investigação para aves aquáticas e marinhas, aves de rapina, passeriformes em geral, aves de montanha, estepárias e noturnas. As metodologias utilizadas são:
- Censos de aves (transectos, pontos fixos, método dos mapas, emissão de vocalizações conspecíficas (também designado por “chamamentos de aves noturnas”);
- Bioacústica (monitorização e avaliação do impacte do ruído e da perturbação em bioindicadores);
- Radio-tracking e seguimento por satélite.
Alguns trabalhos já realizados:
- Monitorização de Tartaranhão-caçador no parque eólico de Negrelo e Guilhado;
- Atividade e mortalidade de Aves e Quirópteros – Parque Eólico Testos II.
Caso necessite de algum tipo de serviço na área das monitorizações de morcegos ou aves, não hesite em contactar-nos.