fbpx

Pedido de Enquadramento no procedimento de AIA – Projeto Híbrido do Parque Eólico de São João

A NOCTULA – Consultores em Ambiente foi responsável pela elaboração do pedido de enquadramento no procedimento de Avaliação de Impacte Ambiental (AIA), de uma central solar fotovoltaica, no âmbito do projeto de Hibridização do Parque Eólico de São João.

Este trabalho consistiu na elaboração de uma Nota Técnica, no âmbito do projeto de construção de uma Central Solar Fotovoltaica nas imediações do Parque Eólico de São João, com vista ao aproveitamento da potência disponível durante a intermitência do vento, transformando assim o parque eólico num sistema híbrido de produção de energia.

O projeto da Central Fotovoltaica destina-se exclusivamente à produção de energia elétrica a partir de uma fonte renovável e não poluente (o Sol), utilizando para o efeito boa parte das infraestruturas elétricas do parque eólico e de ligação à rede elétrica atualmente existentes.

A energia produzida na Central Fotovoltaica será escoada diretamente para a subestação já existente do Parque Eólico de São João.

Este tipo de projetos permite rentabilizar as infraestruturas existentes, evitando a construção de novas subestações ou linhas elétricas para escoamento da energia, tirando ainda partido das acessibilidades previamente criadas.

O que é um sistema híbrido?

Um sistema híbrido é um sistema de geração elétrica que combina numa única instalação várias fontes de energia ligadas a uma rede de distribuição, proporcionando uma maior eficiência e um maior equilíbrio no fornecimento de energia.

Atualmente os exemplos mais comum para construção de projetos híbridos, consiste na combinação de energia eólica e energia solar e a energia solar com energia hídrica.

NOCTULA – Consultores em Ambiente pode auxiliar a sua empresa nas diferentes fases do Procedimento de Avaliação de Impacte Ambiental, em todas as áreas de intervenção, nomeadamente:

  • Pedidos de Enquadramento no RJAIA;
  • Estudos relacionados com os procedimentos de Avaliação de Impactes (EIA) e Incidências Ambientais (EIncA);
  • Estudos de Macrocondicionantes Ambientais;
  • Relatórios de Conformidade Ambiental do Projeto de Execução (RECAPE);
  • Elaboração e Implementação de Medidas Minimizadoras e Compensatórias (Planos de Monitorização).

 

Projetos já coordenados pela NOCTULA:

 

Se precisar de algum serviço na área da Avaliação de Impacte Ambiental não hesite em contactar-nos: 232 436 000 ou através do email: info@noctula.pt.

… o que interessa deve ser partilhado!

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.