fbpx

Pedidos de Enquadramento em AIA – Centrais Solares Fotovoltaicas Híbridas

A NOCTULA – Consultores em Ambiente foi responsável pela elaboração das Notas Técnicas, relativas aos pedidos de enquadramento no procedimento de Avaliação de Impacte Ambiental (AIA), para a construção de 6 Centrais Solares Fotovoltaicas Híbridas.

As Notas Técnicas elaboradas tiveram como objetivo estudar e analisar a possibilidade de implementação de  centrais solares fotovoltaicas nas imediações de Parques Eólicos já instalados, transformando, assim, os parques eólicos em sistemas híbridos de produção de energia.

As centrais solares fotovoltaicas tem como objetivo a produção de energia elétrica a partir de uma fonte renovável e não poluente – o Sol. No caso dos processos de hibridização, as centrais solares fotovoltaicas utilizam parte das infraestruturas elétricas dos parques eólicos e de ligação à rede elétrica já existentes, com vista ao aproveitamento da capacidade de escoamento de energia elétrica disponível durante a intermitência do vento.

Este tipo de projetos permite rentabilizar as infraestruturas existentes, evitando a construção de novas subestações ou linhas elétricas para escoamento da energia, tirando ainda partido das acessibilidades previamente criadas.

O que é um sistema híbrido?

Um sistema híbrido é um sistema de geração elétrica que combina numa única instalação várias fontes de energia ligadas a uma rede de distribuição, proporcionando uma maior eficiência e um maior equilíbrio no fornecimento de energia.

Atualmente os exemplos mais comum para construção de projetos híbridos, consiste na combinação de energia eólica e energia solar e a energia solar com energia hídrica.

Sistemas Híbridos (Solar + Eólica) para produção de energia

Existem várias fontes de energia renováveis que permitem a produção de energia, nomeadamente, o sol, o vento, a biomassa, a energia das marés ou a energia geotérmica, das quais se destacam, por serem mais comuns, a energia fotovoltaica (sol) e a eólica (vento).

Apesar das inúmeras vantagens conhecidas das energias renováveis, como fornecer energia “limpa” sem produção de gases com efeito de estufa, no caso da energia eólica, a intermitência da velocidade do vento e para a energia solar fotovoltaica, a nebulosidade, são dificuldades técnicas que comprometem a estabilidade da produção de energia.

Assim, a combinação de duas ou mais fontes de energia renováveis, produzindo conjuntamente para se compensarem umas às outras, é mais eficaz, garantindo uma produção de energia estável. Este processo é designado de sistema híbrido de energia.

NOCTULA – Consultores em Ambiente pode auxiliar a sua empresa nas diferentes fases do Procedimento de Avaliação de Impacte Ambiental, em todas as áreas de intervenção, nomeadamente:

  • Pedidos de Enquadramento no RJAIA;
  • Estudos relacionados com os procedimentos de Avaliação de Impactes (EIA) e Incidências Ambientais (EIncA);
  • Relatórios de Conformidade Ambiental do Projeto de Execução (RECAPE);
  • Elaboração e Implementação de Medidas Minimizadoras e Compensatórias (Planos de monitorização).

 

Projetos já coordenados pela NOCTULA:

 

Se precisar de algum serviço na área da Avaliação de Impacte Ambiental não hesite em contactar-nos: 232 436 000 ou através do email: info@noctula.pt.

… o que interessa deve ser partilhado!

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.